Babosa Para Queimadura: Como Usar e Porque Funciona


aloe vera para queimadura

A babosa, também conhecida como Aloe vera, é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes que é, desde a antiguidade, indicada para o tratamento caseiro de queimaduras, sendo capaz de aliviar a dor e estimular a recuperação da pele.

A babosa é uma planta medicinal cujo nome científico é Barbadensis miller e que possui em suas folhas aloina, ácido fólico, cálcio e vitaminas, que ajudam no processo de cicatrização das queimaduras e hidratação a pele, conferindo ótimos resultados em pouco tempo.

Como usar a babosa nas queimaduras

Para usar a babosa no tratamento de queimaduras deve-se retirar o gel do interior da folha, que é a parte transparente que se encontra na parte carnuda da folha da planta, e, depois, aplicar esse gel num fina camada sobre a pele queimada.
No entanto, é importante garantir que a pele está intacta e que não tem qualquer tipo de ferida, já que o gel pode acabar facilitando o acúmulo de bactérias, o que leva ao aparecimento de uma infecção no local.

A babosa pode ainda ser utilizada sob a forma de cremes ou loções vendidas em farmácias e alguns supermercados e, nesses casos, a pele também deve estar intacta. Em qualquer caso, a babosa pode ser aplicada 3 a 4 vezes por dia, para acelerar a cicatrização da pele.

Quanto à ingestão de babosa para tratar as queimaduras, alguns estudos indicam que o uso oral da planta pode causar algumas lesões no fígado, especialmente se existirem vestígios da parte externa da folha no gel. Assim, a babosa não deve ser ingerida sem orientação de um médico ou fitoterapeuta.

Por que a babosa pode ser boa para queimadura?

A babosa é considerada boa para a queimadura porque possui em sua composição substâncias que são capazes de acelerar a cicatrização e interagir com os receptores de crescimento de fibroblastos, levando à proliferação desse tipo de célula e resultando no aumento da produção de colágeno, ajudando na regeneração da pele.

Os resultados mais benéficos da babosa foram observados quando cremes contendo essa planta em sua composição foram aplicados na pele, acelerando o processo de cicatrização e reepitelização e aliviando os sintomas da queimadura.

Além disso, em um estudo realizado, foi verificado que a babosa possui efeitos positivos no tratamento de queimaduras de primeiro e segundo grau. Apesar disso, mais estudos são necessários e o uso da babosa só deve ser feito sob recomendação médica.



Fonte: Tua Saúde
Babosa Para Queimadura: Como Usar e Porque Funciona Babosa Para Queimadura: Como Usar e Porque Funciona Revisado por Blog on fevereiro 02, 2020 Avaliação: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.